quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sessão ordinária desta quinta-feira tem denúncias sobre o matadouro e pronunciamento de servidora pública

Marcadores:

      Nesta quinta-feira (11/04/2013) foi realizada na Câmara Municipal mais uma sessão ordinária.  
       Estavam presentes os vereadores Adílio, Ana Cleide, Adailton, Nielly, Josinaldo, Evandro, Pingo, Joelmir, Cristiana e Tité. Foi verificada a ausência dos vereadores Baba da Pipoca, Duí de Luziete e André.
Seguindo a roteiro da Casa, foi lida a ata da sessão anterior, sendo apontadas algumas correções por parte da vereadora Cristiana e do vereador Nielly.

       Em seguida, foi lida a ordem do dia, com diversos requerimentos postos pelo vereador Baba da Pipoca. Após isso, o tema livre foi aberto. Os vereadores inscritos trataram de diversos temas.

       O vereador Adílio fez o uso da palavra para denunciar que alguém anda o ameaçando por meio de telefone, dizendo que: “Ou você vota nos projetos do prefeito, ou vou pegar você”. E fez o apelo para que parassem com isso, pois o mesmo é pai de família, homem honesto e que não deve a ninguém.

       A vereadora Ana Cleide abordou em sua fala a postura da platéia que vem acompanhando as sessões da Câmara, pedindo que os mesmo não vaiassem nenhum dos vereadores, seja de oposição ou de situação. A mesma disse: “Temos aqui educadores, advogados, moto-táxis, funcionários públicos, estudantes, então, temos que nos tratar de maneira respeitosa. Ninguém é melhor que ninguém aqui.”

       O vereador Pingo pediu voto de aplauso para o seu irmão Isaque, que acabara de ser convocado com professor efetivo da Universidade Federal de Campina Grande, e que orgulhava a família. Assim como sugeriu a criação de uma bolsa universitária para auxílio dos estudantes.

       Em seguida, foi a vez de Nielly falar. Com voz trêmula, porém, não menos disposto a fazer o uso da palavra, conseguiu passar sua mensagem para a população. Disse que não é o líder oficial da situação e que a gestão atual ainda teve pouco tempo para mostrar mudanças. Porém trouxe um dado curioso  que dizia: “Pra citar um exemplo do que vem por aí, a arrecadação do Matadouro Público de nossa cidade no mês de janeiro desse ano foi de 500 reais. Desde que assumimos a gestão, que faz menos de um mês, já arrecadamos mais de 10 mil reais, sendo 6 mil de lucro líquido. Fica esse dado pra esclarecimento.”

       O vereador Adailton fez uso da palavra, porém foi suscinto ao lembrar que o mesmo já tinha pedido respeito aos espectadores em outras sessões de gestões anteriores, porém, o presidente da Câmara da época não agia como deveria, ao contrário da atual presidenta que pede silêncio à  população.

       Em seguida, a vereadora e presidenta da Câmara fez o uso da palavra.  Foi enfática ao falar sobre o não pagamento dos funcionários contratados em sua gestão. Mostrou-se extremamente incomodada com comentários em redes sociais onde diziam que aquela casa se tratava de um circo. E ainda pediu que a população respeitasse quando os vereadores estivessem falando.

       A novidade da sessão foi a presença na Tribuna da funcionária pública e presidente do Sintab do município de Esperança, Maria de Fátima Araujo, conhecida como Preta. A mesma, por meio de ofício, solicitou a palavra para responder o vereador André que tinha dito que o Sindicato municipal devia tomar providências sobre o não pagamento dos funcionários contratados, ameaçando inclusive de denunciá-la a Napoleão Maracajá, presidente regional do Sintab. Usando de um oratório impecável, Preta disse: “Já que o vereador André não está presente, vou deixar para respondê-lo em sua presença na próxima sessão.” E complementou: “O Sintab não é responsável por funcionários que não sejam efetivos ou não associados. Porém, tive o cuidado de procurar a administração e saber sobre o pagamento dos mesmos e me informaram que estarão pagando amanhã (12/04/2013). O problema desse pagamento não foi a falta de dinheiro, mas sim ausência de documentação de todos esses prestadores de serviço que não se encontravam na prefeitura. Inclusive presidenta, estou com os mensários das administrações anteriores e constatei que o último que foi divulgado é de junho de 2012. Como que uma administração não divulga suas contratações e atos? Se a prefeitura tivesse pelo menos a lista de funcionários que foi contratada, esse pagamento já teria saído.”

       Após o acalorado debate de idéia do tema livre, tivemos a votação da ordem do dia, com diversos requerimentos aprovados. Nenhum projeto de lei foi agendado para o dia.

       O que chama atenção, até de quem passa pela frente da Câmara, é o volume de populares que estão freqüentando a mesma. Alguns, de fato, vão para ouvir as proposições e debates dos vereadores. Outros vão para levantar suas bandeiras e vaiar ou aplaudir seu partido. No entanto, o ambiente deve ser respeitado por todos, como qualquer repartição pública, assim como os vereadores devem respeitar a população. Acontecendo esse respeito mútuo, a democracia sairá fortalecida.



Esperança em Foco
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Copyright © 2013. Esperança em Foco