terça-feira, 26 de março de 2013

Câmara reinicia os trabalhos com modificações

Marcadores:



       Nesta terça-feira (26/03/2013) os trabalhos da Câmara Municipal de Esperança voltaram com a presença da vereadora Cristiana Almeida, reassumindo a cadeira de presidente da Casa. Também houve modificação nas bancadas. Com a volta de Cristiana, Roberto Anísio voltou à condição de suplente de vereador. E com o pedido de afastamento do vereador José Adeilton (Amazan), que vai assumir a pasta da Agricultura do município, Ana Cleide assume a titularidade momentânea.  Tivemos a ausência do vereador Duí de Luziete na sessão.

           Em sua primeira fala, a vereadora Ana Cleide disse: “Vou procurar fazer o melhor para a população, assim como disse meu prefeito Anderson em sua fala de posse, vou trabalhar pelos que mais precisam e respeitar os 436 amigos que me confiaram o voto.”

         Inicialmente, pensava-se ser uma noite de comemoração, por ser a primeira sessão da nova vereadora na condição de titular, porém, os debates foram acalorados por ambas as bancadas. Apesar de apenas usar da palavra os vereadores André, Cristiana Almeida, Adailton, Ana Cleide e Evandro, a rivalidade ficou clara.

     No início, apenas leitura da ata da sessão anterior, para que todos deem os devidos vistos. Posteriormente, partiu-se para a leitura da ordem do dia. Em pauta, diversos requerimentos dos vereadores Roberto Anísio e Evandro Alves, todos aprovados por unanimidade. Além do mais, tivemos votação de dois projetos de lei, um que tratava de atualização da tabela de remuneração do magistério e outro sobre o aumento salarial dos ACS (Agente comunitário de saúde). Os dois foram aprovados por unanimidade.

         A vereadora Cristina Almeida fez o uso da palavra para desafiar o atual gestor sobre acusações de que recebeu a prefeitura em estado de calamidade financeira. Em sua fala disse: “Desafio o prefeito a vir a esta Casa e provar que fiz qualquer transferência de valores, como andam dizendo nas redes sociais.”

       Ainda foi posto em debate um ofício do Poder Executivo que solicitava a colocação em pauta do projeto de lei que dava apoio à agricultura familiar. Como a atual gestão assumiu a Prefeitura, de fato, no dia 18 de março, o projeto só foi encaminhado dia 25 do mesmo mês à referida Casa. Então, não houve tempo para que o mesmo passasse pelas comissões, que foi o motivo alegado pela oposição para reprovação, por maioria, da votação no dia. Porém, o executivo alegava urgência na pauta, pois o projeto deve ser enviado à Brasília até o dia 30 do referido mês, caso contrário, o município deixará de receber o convênio. Votaram pela não apreciação no dia os vereadores Nahim Galileu (Pingo), Joelmir Ribeiro, Adaiton, Baba da Pipoca, André e Adílio. A bancada de situação protestou, mas, como era minoria, nada pode ser feito. Resta saber se o agricultor vai ter que “pagar a conta” pela indisposição da bancada de oposição. Pelos semblantes, eles não se importaram se o projeto venceria o prazo ou não. Dependendo dos pareceres das comissões, o mesmo pode ser votado na próxima quinta-feira (28/03/2013), em cima do prazo.

       Vale também pontuar que a população compareceu em grande volume, o que pode ser um indicador que o povo está mais atento, com maior atenção aos políticos de nossa cidade. Na próxima quinta-feira, teremos sessão extraordinária a partir das 14 horas, portanto, fica o convite ao leitor do “Esperança em foco” para que acompanhe todas as ações do Poder Legislativo, assim como do Executivo.
|

Um comentário:

  1. Caro editor do Esperança em Foco,

    Achei interessante e imparcial esta postagem, mas continuo afirmando que deverias assinar os textos. Acredito muito no trabalho com profissionalismo e nesse contexto a informação deve ser completa.
    Parabéns, foi um bom início.
    Att.

    Rau Ferreira
    BlogHE

    ResponderExcluir


Copyright © 2013. Esperança em Foco